Rechercher dans ce blog

Thursday, April 22, 2021

O aniversário triste mas grato de Isabel II - Expresso

Naquele que terá sido um dos seus aniversários mais tristes, esta quarta-feira, Isabel II não festejou mas aproveitou para agradecer o “apoio e simpatia” de que se sente alvo desde a morte do seu marido, no passado dia 9 de abril. A chefe de Estado do Reino Unido fez 95 anos quatro dias depois do enterro de Filipe Mountbatten, que cumpriria um século de vida a 10 de junho.

“Por ocasião do meu 95º aniversário, recebi hoje muitas mensagens com bons votos, que muito agradeço. Embora enquanto família passemos por um período de grande tristeza, tem sido reconfortante para todos nós ver e ouvir as homenagens prestadas ao meu marido, dos que estão no Reino Unido, da Commonwealth e em todo o mundo”, lê-se na mensagem da soberana britânica, publicada na rede social Twitter.

“A minha família e eu gostaríamos de agradecer-vos todo o apoio e simpatia que nos foram demonstrados nos últimos dias. Ficámos profundamente emocionados e continuamos a lembrar-nos de que Filipe teve um impacto extraordinário em inúmeras pessoas ao longo da sua vida”, prossegue a rainha.

No trono há 69 anos (um recorde no seu país), casada com o duque de Edimburgo durante 73, Isabel II retomou o trabalho dias após o desaparecimento do marido. Ainda antes do funeral realizou atos protocolares online, embora esteja em luto oficial até sexta-feira.

Por esse motivo, não houve qualquer celebração dos anos da rainha, que terá almoçado com dois dos seus filhos, segundo o jornal “The Daily Telegraph”. A família real publicou uma imagem da matriarca a recordar o dia do seu nascimento e explicou que a festejada passaria o dia no castelo de Windsor.

Embora a comemoração oficial dos anos da rainha costume acontecer em junho, com uma parada militar, e não no dia em que nasceu, é habitual ouvirem-se salvas de canhões em Hyde Park e na Torre de Londres. Não assim este ano, por motivo de luto, e em 2020 como em 2021, por causa da pandemia. Também as cerimónias de junho foram canceladas por causa da covid-19, pela segunda vez consecutiva. No ano passado houve um pequeno ato no castelo de Windsor mas este ano ainda não houve qualquer anúncio.

Em todo o caso Isabel estava mais empenhada, dizem os próximos, em assinalar este ano os 100 anos de Filipe. No domingo foi vista no recinto do castelo a passear os seus cães, relata a imprensa britânica. Esta quarta-feira o primeiro-ministro Boris Johnson e outros dirigentes políticos, tanto britânicos como estrangeiros, deram-lhe os parabéns nas redes sociais.

Let's block ads! (Why?)


O aniversário triste mas grato de Isabel II - Expresso
Read More

No comments:

Post a Comment

Rafael e Miguel tentam descobrir o motivo da história do «gato» ter dado confusão - TVI

No Big Brother – Desafio Final, Miguel Vicente iniciou a manhã com uma missão para todos: «Salvar o gato» e repetiu diversas vezes a histór...