Rechercher dans ce blog

Wednesday, April 14, 2021

Quem são os 30 convidados que vão estar no funeral de Philip? - Observador

Ainda que Philip não tenha optado por um funeral de Estado, os planos para a cerimónia fúnebre sofreram grandes alterações na sequência da pandemia. A longa lista inicialmente desenhada previa cerca de 800 convidados, um número impactante que iria encher a Capela de S. Jorge no Castelo de Windsor, a mesma que acolheu o mediático casamento de Harry e Meghan Markle em 2018. A menos de uma semana do funeral fazem-se especulações para perceber quem são, afinal, os 30 convidados que vão marcar presença no evento privado e limitado, marcado para sábado, 17 de abril, a partir das 15h. Será uma das decisões mais difíceis que a rainha terá de tomar logo após o desaparecimento do marido, que morreu na última sexta-feira aos 99 anos.

Segundo o The Telegraph, Isabel II vai estar acompanhada pelos membros séniores da família, incluindo Carlos, o príncipe de Gales, e a mulher, Camilla. É esperado que Carlos leia um elogio fúnebre no evento de sábado. Na curta lista constam ainda os nomes dos outros três filhos de Philip: André, duque de Iorque, que abandonou a vida pública após o escândalo que o liga ao pedófilo Jeffrey Epstein, Eduardo, Conde de Wessex, e a princesa Ana. O marido de Ana, o vice-almirante Timothy Laurence, e a mulher de Eduardo, Sofia, Condessa de Wessex, também fazem parte da comitiva real.

Mais do que certa é a presença de William e de Kate, sendo que Harry aterrou em solo britânico na tarde de domingo e encontra-se agora em isolamento profilático de maneira a poder dizer um último adeus ao avô, a “lenda do churrasco e da brincadeira”, tal como descreveu no sentido comunicado divulgado no início da semana. Já Meghan Markle vai ficar em casa, em Montecito, nos EUA, uma vez que foi desaconselhada a viajar dado o avançado estado de gravidez — a ex-atriz está grávida pela segunda vez, agora de uma menina cujo nascimento está previsto para o verão de 2021. O reencontro de Harry com a restante família será certamente um dos pontos altos da ocasião, dada a polémica entrevista que os Sussex deram a Oprah Winfrey.

Os restantes netos de Philip —  Peter Phillips, Zara Tindall e o marido Mike, as irmãs Beatrice e Eugenie, bem como os respetivos maridos, e ainda os filhos de Eduardo, Louise Windor e James, Visconde Severn — também são esperados no sábado. Lady Pamela Hicks, prima de Philip, poderá marcar presença no funeral e ainda Penelope Knatchbull, condessa Mountbatten da Birmânia, uma amiga próxima do duque de Edimburgo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As opiniões na imprensa britânica divergem quando o assunto são os primos da rainha. O The Times, por exemplo, salienta que é improvável que os duques de Kent, o príncipe e a princesa Michael de Kent, os duques de Gloucester e a princesa Alexandra, neta de Jorge V, marquem presença. Já o The Telegraph não exclui estes nomes de uma lista que ainda não é totalmente conhecida e aposta nos filhos da princesa Margaret — o conde de Snowdon e lady Sarah Chatto —, sem esquecer o secretário privado de Philip, Archie Miller-Bakewell. O almirante Tony Radakin, oficial sénior da Marinha Real, onde Philip serviu, poderá também estar presente.

Mais certa é a ausência dos três filhos dos duques de Cambridge — George, com sete anos, Charlotte, com cinco, e Louis, que completa três anos de vida a 23 de abril. William e Kate têm sido bastante protetores dos filhos, ao tentar afastá-los do olhar público e das pressões da realeza enquanto são crianças. O Evening Standard, por exemplo, destaca que os bisnetos de Isabel II, todos com menos de 10 anos, deverão ficar em casa uma vez que o evento vai ser transmitido na televisão.

O primeiro-ministro britânico Boris Johnson já antes deixou claro que não vai estar no funeral de sábado, preferindo ceder o seu lugar em favor da família e amigos do duque que morreu pacificamente aos 99 anos. De acordo com a BBC, os 30 convidados vão respeitar as distâncias de segurança ditadas pela pandemia e deverão usar máscaras. As pessoas que vão carregar o caixão e os membros do clero não estão incluídos na restrita lista de convidados.

A igreja onde decorrá o último adeus não vai estar aberta ao público e os enlutados deverão prestar as devidas homenagens online. Philip foi o consorte real que mais tempo serviu na história da monarquia britânica e ficou ao lado da rainha Isabel II durante mais de 70 anos. Morreu poucos meses antes de completar, em junho, o seu 100.º aniversário.

Let's block ads! (Why?)


Quem são os 30 convidados que vão estar no funeral de Philip? - Observador
Read More

No comments:

Post a Comment

Rafael e Miguel tentam descobrir o motivo da história do «gato» ter dado confusão - TVI

No Big Brother – Desafio Final, Miguel Vicente iniciou a manhã com uma missão para todos: «Salvar o gato» e repetiu diversas vezes a histór...