Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) reúnem-se esta quinta-feira e, em cima da mesa, estará a adesão dos diferentes Estados-membros aos contratos de compra de vacinas para 2022/2023 e o ponto de situação sobre variantes do vírus que provoca a Covid-19.
Também hoje, a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu fazem uma derradeira ronda negocial em busca de um compromisso sobre o certificado Covid-19, a poucos dias de uma cimeira de líderes com este tema na agenda.
De acordo com o boletim da DGS, Portugal somou, na quarta-feira, mais duas vítimas mortais e 511 novos casos de Covid-19. A transmissibilidade (Rt) subiu, mantendo-se agora nos 1,02 a nível nacional. A incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias aumentou para 51,4.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
11h58 - Vacinas aprovadas são eficazes contra "todas as variantes": A Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa garantiu, esta quinta-feira, que as vacinas aprovadas até agora são eficazes contra "todas as variantes" do SARS-CoV-2.
Hans Henri Kluge apelou, no entanto, a que se continue a ter "prudência", já que a pandemia é uma "ameaça persistente".
"As vacinas podem ser a luz no fundo do túnel, mas não podemos ficar cegos por essa luz", indicou.
11h52 - Bebé nasce com anticorpos no Brasil: Um bebé nasceu com anticorpos à Covid-19, em Santa Catarina, no Brasil, depois de a mãe ter sido vacinada contra o SARS-CoV-2 na 34.ª semana de gestação. Saiba mais aqui.
11h39 - Entre os dias 14 e 22 de maio, os profissionais do Centro Clínico da GNR, com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa, estão a administrar a segunda dose da vacina a elementos da GNR e PSP.
Centro Clínico da GNR – Vacinação GNR e PSP
— GNR - Guarda Nacional Republicana (@GNRepublicana) May 20, 2021
Entre os dias 14 e 22 de maio os profissionais do Centro Clínico da GNR, com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa, encontram-se a vacinar, com a segunda dose, elementos da GNR e PSP. pic.twitter.com/wYfrLLnDKl
11h18 - NOS Alive de regresso em 2022: A 14ª edição do NOS Alive está oficialmente adiada para os dias 6, 7, 8 e 9 de julho de 2022.
Em comunicado enviado às redações, a organização revela que a "situação pandémica atual limita a circulação entre países", o que inviabiliza "a maioria das tours para o verão de 2021" e obriga "a adiar o festival para 2022".
"O sonho não terminou, apenas continua em pausa, para que em 2022 voltemos ainda com mais vontade, mais força e mais vivos do que nunca", pode ainda ler-se.
Bilhetes disponíveis a partir do dia 24 de maio de 2022.
Para mais informações, vai até https://t.co/1N2ip0SJZH.
_Tickets available from May 24, 2022.
For more information, head over to https://t.co/1N2ip0SJZH.#NeverStopDreaming #NosAlive22 pic.twitter.com/f7GpUonvIW
— NOS Alive (@NOS_Alive) May 20, 2021
11h10 - Viagens internacionais (ainda) devem ser evitadas: Numa entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, Hans Kluge aconselhou o adiamento de viagens internacionais.
"De momento, perante a ameaça contínua e novas incertezas, precisamos de continuar a ter cautela e a repensar ou evitar viagens internacionais", indicou o diretor da OMS para a Europa.
11h00 - "Escolha proteger-se! Areje os espaços", lembra, esta quinta-feira, o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Escolha proteger-se! Areje os espaços. #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT @DGSaude pic.twitter.com/vpsWkUS7u0
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) May 20, 2021
10h51 - Mundo já enfrenta grave crise alimentar: Um especialista alertou hoje que o preço das matérias-primas alimentares tem aumentado desde 2020 e o mundo enfrenta atualmente uma grave crise alimentar, ampliada pela pandemia de covid-19.
10h49 - PJ faz buscas em laboratórios: Na origem desta investigação está uma viagem de avião, para o estrangeiro, realizada por um jogador de futebol profissional, alegadamente infetado com Covid-19. Estão em curso cerca de uma dezena de buscas domiciliárias e a laboratórios de análises. Saiba mais aqui.
10h45 - O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, apresenta hoje o projeto Espanha 2050. Com esta estratégia, o Executivo espanhol pretende lançar uma reflexão coletiva sobre o futuro de Espanha no mundo pós-covid.
El presidente del Gobierno, Pedro Sánchez, presenta el proyecto España 2050 con el que el Ejecutivo quiere poner en marcha una reflexión colectiva y plural sobre el futuro de España en el mundo post-covid. https://t.co/CVyrLwwppk
— La Vanguardia (@LaVanguardia) May 20, 2021
10h23 - Mais vacinas da Pfizer para a Europa: A Comissão Europeia formalizou hoje a aquisição de 1,8 mil milhões de doses da vacina anticovid-19 da BioNTech/Pfizer para combater as variantes do SARS-CoV-2, que deverão chegar à União Europeia (UE) em 2022 e 2023.
10h21 - Morto um dos responsáveis pela task force da vacinação em Gaza: O conflito em Gaza, que dura há mais de uma semana, já fez centenas de vítimas. Entre elas, estão dois dos mais conceituados médicos de Gaza, um deles era o segundo responsável pela task force da vacinação contra a Covid-19 na região.
10h20 - Atualização em Timor-Leste: Timor-Leste registou hoje mais 172 casos de infeção com o SARS-CoV-2, a maioria em Díli, ultrapassando a barreira dos 5.000 casos acumulados desde o início da pandemia.
09h47 - Infarmed alerta para suspensão de comercialização de uma marca de máscaras: O Infarmed determinou a imediata suspensão da comercialização no mercado das máscaras cirúrgicas do fabricante Dolmen Safety Unipessoal, Lda por ostentarem a marcação CE indevida.
Suspensão da comercialização de máscaras cirúrgicas da marca Dolmen Safety, do fabricante Dolmen Safety Unipessoal, Lda, com marcação CE indevida https://t.co/lvGSFfGqtG
— INFARMED, I. P. (@INFARMED_IP) May 20, 2021
08h43 - Reinfeções por Covid-19 "são complicadas de confirmar": Citado pela Renascença, João Paulo Gomes, responsável pelo núcleo de bioinformática do departamento de doenças infeciosas do Instituto Ricardo Jorge, explica que as reinfeções por Covid-19 "são complicadas de confirmar".
O especialista revela também que "a realidade é que a comunidade científica é unânime ao considerar que as reinfeções são muito raras".
08h40 - Príncipe William recebe a primeira dose da vacina: O Príncipe William recebeu, esta quinta-feira, a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
On Tuesday I received my first dose of the COVID-19 vaccine.
To all those working on the vaccine rollout - thank you for everything you’ve done and continue to do. pic.twitter.com/8QP6ao5fEb
— The Duke and Duchess of Cambridge (@KensingtonRoyal) May 20, 2021
08h00 - Estudo irá avaliar o impacto de terceira dose: Milhares de voluntários no Reino Unido irão receber uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 como parte de um novo ensaio que pretende investigar quais vacinas poderiam ser usadas como doses de reforço para proteger contra novas variantes, avança o The Guardian.
07h53 - Catalunha terá bares abertos até à meia-noite: A Catalunha irá permitir bares abertos até à meia-noite e ajuntamentos de 10 pessoas a partir de segunda-feira, avança a imprensa espanhola.
07h30 - Tem mais de 55 anos e ainda não foi vacinado? Então recorde que pode fazer o agendamento da sua vacina no local e hora que pretender. Basta aceder ao site e preencher o formulário.
07h22 - Um caso de Covid-19 associado à festa do Sporting: De acordo com a TSF, até à data, as autoridades receberam apenas a indicação de um caso de Covid-19 potencialmente associado aos festejos do Sporting.
07h17 - Certificado Covid-19: A presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e o Parlamento Europeu têm agendada para hoje uma derradeira ronda negocial em busca de um compromisso sobre o certificado covid-19, a poucos dias de uma cimeira de líderes com este tema na agenda.
07h15 - Atualização na Índia: A Índia registou 3.874 mortes provocadas por covid-19 nas últimas 24 horas, após quatro dias consecutivos a ultrapassar os 4.000 óbitos diários, segundo dados do Ministério da Saúde indiano.
Imagem de um hospital na Índia© Raj K Raj/Hindustan Times via Getty Images
07h10 - Ministros debatem contratos futuros de vacinas: Os ministros da Saúde da União Europeia (UE) vão discutir hoje a adesão dos diferentes Estados-membros aos contratos de compra de vacinas para 2022/2023 e o ponto de situação sobre variantes do vírus que provoca a covid-19.
07h05- Crise agudiza falhas nos serviços básicos na Venezuela: A crise na Venezuela tem agudizado falhas nos serviços básicos nas regiões distantes das grandes cidades, que sofrem ainda os efeitos da pandemia da covid-19, alertou uma organização não-governamental (ONG) venezuelana.
07h02 - Enquanto dormia:
07h00 - Bom dia! Iniciamos aqui um novo registo onde poderá acompanhar AO MINUTO todas as incidências relacionadas com a Covid-19. Para recordar as notícias da tarde de ontem, clique aqui.
Leia Também: AO MINUTO: Brasil passa 441 mil mortes; Portugal doa Remdesivir à Índia
Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer
O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.
Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!
Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
AO MINUTO: Viagens internacionais a evitar; NOS Alive adiado para 2022 - Notícias ao Minuto
Read More
No comments:
Post a Comment