Rechercher dans ce blog

Saturday, April 2, 2022

Will Smith demitiu-se da Academia — mas pode ir para a lista negra dos Óscares na mesma - NiT New in Town

Ainda antes de qualquer decisão por parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Will Smith decidiu demitir-se da organização. Num comunicado tornado público esta sexta-feira, 1 de abril, o ator mostra-se arrependido pela agressão a Chris Rock. Ainda assim, o processo disciplinar mantém-se em curso. Smith corre o risco de ser expulso e juntar-se à lista negra onde estão Harvey Weinstein ou Bill Cosby.

“Aceitarei plenamente todas e quaisquer consequências da minha conduta. As minhas ações na 94.ª edição dos Óscares foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis”, começou por dizer Will Smith no comunicado, aqui citado pelo “New York Post”.

“A lista daqueles que magoei é extensa e inclui Chris, a sua família, muitos dos meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público em casa. Traí a confiança da Academia. Estou de coração partido. Quero colocar o foco de volta aos que merecem atenção e permitir que a Academia volte ao incrível trabalho que faz para apoiar a criatividade e a arte no cinema.”

A Academia já respondeu a esta demissão e revelou que a aceita. Os responsáveis limitaram-se a dizer que o processo disciplinar está em curso e que haverá nova reunião do conselho a 18 de abril. Ainda assim, apesar desta renúncia por parte de  Smith, o ator continua a poder ser convidado para futuras cerimónias e manter a estatueta que venceu, a de Melhor Ator. A saída da organização desta forma só implica que não possa votar nos próximos prémios.

Porém, tudo poderá mudar se a decisão do conselho da Academia for no sentido da expulsão, tal como já aconteceu, por exemplo, com Carmim Caridi, Harvey Weinstein ou Bill Cosby.

Carmim Caridi foi o primeiro a entrar nesta espécie de lista negra. Foi acusado de entregar cópias de filmes a sites piratas, uma investigação que até envolveu o FBI. O ator morreu em 2019. Já Harvey Weinstein acabou por ser expulso da Academia em 2017, depois de mais de 80 mulheres o terem acusado de assédio sexual. O caso de Bill Cosby remonta a 2018. Foi banido pela Academia depois da condenação por ter violado Andrea Constand, uma ex-jogadora de basquete.

Roman Polanski também faz parte desta lista negra. O realizador polaco foi expulso no seguimento das acusações de que tinha violado uma menor em 1977. Adam Kimmel é outro dos elementos excluídos. Saiu da Academia em 2021, depois dos casos de agressão sexual a menores de que foi acusado em 2003 e em 2010.

A possível exclusão ou suspensão de Will Smith será votada na reunião de 18 de abril. A ação do ator na gala foi contra as regras de conduta da Academia que condenam qualquer tipo de agressão.

Saiba também qual a doença autoimune de que sofre Jada Pinkett Smith, que originou a piada de Chris Rock, e leia as principais reações dos humoristas portugueses. Chris Rock já tinha feito piadas sobre os Smith nos Óscares de 2016.

O comediante recusou apresentar queixa contra Will e a Academia condenou o incidente, dizendo que pondera avançar com outras consequências. A piada de Chris Rock não estava no guião do espetáculo. Saiba ainda como a relação tensa entre Will Smith e a mulher poderá ter contribuído para a agressão.

Adblock test (Why?)


Will Smith demitiu-se da Academia — mas pode ir para a lista negra dos Óscares na mesma - NiT New in Town
Read More

No comments:

Post a Comment

Rafael e Miguel tentam descobrir o motivo da história do «gato» ter dado confusão - TVI

No Big Brother – Desafio Final, Miguel Vicente iniciou a manhã com uma missão para todos: «Salvar o gato» e repetiu diversas vezes a histór...