Botero, como era simplesmente conhecido, morreu em casa no principado do Mónaco, onde estava convalescente de uma pneumonia, confirmaram o jornalista e radialista Julio Sanchez e o jornal El País.
Também em Lisboa, é possível ver uma escultura em bronze, intitulada "Maternidade", no topo do Parque Eduardo VII.
"O prazer maior da pintura, a beleza, não coloca em oposição o dramático e o prazer", concluía.
Aos 25 anos já indiciava a sua tendência para a monumentalidade no óleo "Mandolina sobre uma cadeira". As suas pinturas de cores luminosas foram durante muitos anos outra das suas imagens de marca.
A vida levou-o depois para Paris, onde o marcou uma das suas maiores tragédias pessoais, a perda do filho do segundo casamento, Pedro, de quatro anos, num acidente de viação. Botero perdeu aí também parte da sua mão direita. Durante meses o luto acompanhou-o e influenciou a sua obra.
As duas pombas
Considerado até hoje uma dos maiores artistas vivos e com mais obras expostas em todo o mundo, o mestre colombiano alcançou fama e popularidade mundiais a partir do anos 90 do século passado, quando as suas enormes esculturas começaram a ser exibidas em várias capitais do mundo.
O estilo volumoso esteve sempre presente na sua obra, mesmo quando se dedicou à interpretação das torturas cometidas por soldados norte-americanos sobre prisioneiros detidos na prisão iraquiana de Abu Ghraib.
Botero viveu ainda no México e no Mónaco, nunca esquecendo contudo a sua Colômbia natal, sobretudo a dos anos 30 e 40, que tanto o havia influenciado. O artista defendia que uma obra de arte, quanto mais local for, mais universal se torna.
No início do século XXI, Fernando Botero doou toda a sua coleção de arte à Colômbia.
Muitas das suas obras estão expostas nos museus de Bogotá e de Medellin, que o homenageou particularmente com a Praça Botero, um espaço público arborizado com mais de duas dezenas das suas esculturas.
Talvez o seu legado mais significativo permaneça contudo o conjunto de duas pombas esculpidas e exibidas nesta cidade.
A escultura original foi parcialmente destruída num atentado, que causou ainda 26 mortos. Como testemunho da violência que assolava a Colômbia, devido ao narcotráfico, Botero recusou substituí-la ou reconstruí-la. Em vez disso, ao seu lado colocou outra pomba, como símbolo da paz. Ambas permanecem assim no local, lado a lado.
com Lusa
Morreu Fernando Botero, o artista das formas volumosas - RTP
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