Rechercher dans ce blog

Saturday, October 28, 2023

Já começou o futuro da arte contemporânea no CCB - Diário de Notícias

Uma máquina que faz desenhos com a assinatura do conceituado artista Olafur Eliasson; o quadro de Picasso Femme dans un fauteuil (métamorphose) - que recentemente foi vandalizado pelos ativistas da Climáximo-; e as esculturas e desenhos com intuição fálica da exposição temporária Atravessar uma ponte em chamas da belga Berlinde De Bruyckere.

Estas são algumas das obras de arte que a partir desta sexta-feira podem ser vistas no "novo" MAC/CCB. O espaço, com nove mil metros quadrados expositivos, apresenta as peças em depósito da Coleção Holma/Ellipse (arrestada após falência do BPP), Coleção Teixeira de Freitas e da Coleção Berardo. Aliás, esta última foi a temática mais abordada pela comunicação social junto do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva na apresentação do museu à imprensa, ontem. Também o facto de Berardo ter sido, ou não, retirado da lista de convidados para a inauguração do museu, veio à baila. Algo que o ministro refutou indicando que não convidaria alguém que está em litígio com o Estado.

Sobre a coleção do empresário madeirense, Adão e Silva sublinhou a grande incerteza da decisão entre os três bancos credores e Joe Berardo. "Não podíamos não fazer nada. Não sabemos o que vai acontecer e iremos dialogar com o proprietário da coleção na altura da decisão judicial, mas em termos diferentes dos estabelecidos anteriormente". "O dia de amanhã [hoje] marca um novo rumo no CCB e da comemoração dos seus 30 anos", Adão e Silva reforçou a estratégia de se ter no mesmo espaço as artes performativas e o espaço de exposição.

Na conferência de imprensa, o ministro puxou dos galões do governo de António Costa e relembrou o investimento em arte contemporânea nestes últimos cinco anos "na ordem dos 100 milhões de euros" em vários equipamentos museológicos. "Reforço ainda a responsabilidade do museu para agregar fontes de receitas e cimentar o seu papel de diversidade social e cultural e voltar a dispor de verbas, na ordem dos dois milhões de euros, para aquisição , algo que o museu não faz há algum tempo", disse.

O ministro referiu ainda que o espaço do MAC no Chiado, que será alvo de ampliação - o que já foi noticiado, irá ter um perfil complementar a este novo MAC no CCB.

As obras ao dispor do público

Na apresentação estiveram também presentes Elísio Summavielle, presidente do Conselho de Administração da Fundação Centro Cultural de Belém, que em breve deixará o lugar, e Delfim Sardo, administrador do CCB responsável pela programação, que fez as honras da casa e mostrou parte do que os visitantes irão ver a partir desta sexta-feira e que durante sábado e domingo entrada gratuita e ainda uma série de atividades e visitas guiadas.

Já hoje o museu abre as portas às 21h30 com as três novas exposições e uma performance musical de João Pimenta Gomes (sintetizador modular) com a voz da fadista Carminho (22:30) e a atuação do DJ Jonathan Uliel Saldanha (23:00).

Das três exposições a inaugurar, a visita de Delfim Sardo começou pelos desenhos da coleção do empresário brasileiro Teixeira de Freitas: Ou o desenho contínuo. O administrador indicou que o título desta exposição (patente até 10 de março de 2024) é inspirado no título de um livro do Herberto Hélder, Ou o Poema Contínuo, (de 2001), e tem foco na arte da América Latina e do Brasil com forte componente em desenhos. De acordo com informação do MAC/CCB e reforçado por Delfim Sardo durante a visita, a mostra está organizada em oito núcleos: a representação do corpo, a intervenção política, o uso de mapas e esquemas de organização do mundo, a tematização da forma, as referências arquitetónicas, o quotidiano, a escrita como exercício de desenho, e os desenhos que refletem conceptualmente sobre a própria prática". Estão ainda disponíveis as duas exposições permanente: Coleção Berardo: Do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX - no piso 2 - com curadoria de Rita Lougares. O percurso da Coleção Berardo inicia-se no Piso 2 do museu com núcleos dedicados às principais vanguardas históricas da primeira metade do século XX, como o cubismo, o dadaísmo ou o surrealismo, apresentados de forma cronológica.

No piso -1 está Objeto, Corpo e Espaço - que expõe uma revisão dos géneros artísticos a partir da década de 1960. As obras selecionadas das coleções em depósito no museu incluem a Coleção Berardo e a Coleção Ellipse, a que se juntam também a Coleção Teixeira de Freitas e a Coleção de Arte Contemporânea do Estado.

Sexo, dor e memória por Berlinde De Bruyckere

Atravessar uma Ponte Chamas é a novidade das exposições do MAC/CCB. A artista belga Berlinde De Bruycker expõe os seus trabalhos nos campos do desenho, da colagem e da instalação em torno das grandes temáticas: a morte, a redenção, o sexo, a dor e a memória. "Inspirada na figura intermediária do anjo, esta exposição propõe uma reflexão sobre a relação com o outro, seja como transcendência, como fisicalidade do toque ou como projeção pessoal. Na sequência das salas da exposição, a artista explora estes temas em obras de diferentes momentos do seu trabalho, olhando para a sua potência erótica e a sua ambiguidade". De referir que esta mostra inclui também um polo no Museu Nacional de Arte Antiga, onde está instalada a obra Liggende - Arcangelo I, 2023.

Ainda antes de se dar a conhecer ao grande público, os espaços do novo MAC/CCB estavam a ser ainda preparados: havia calçada fora do sítio e biombos a impedir a passagem aos mais curiosos na entrada, prateleiras a serem repostas na loja do museu e audiovisual a ser testado. Ensaios e aprumos para aquilo que será o futuro da arte contemporânea no Centro Cultural de Belém.

filipe.gil@dn.pt

Adblock test (Why?)


Já começou o futuro da arte contemporânea no CCB - Diário de Notícias
Read More

No comments:

Post a Comment

Rafael e Miguel tentam descobrir o motivo da história do «gato» ter dado confusão - TVI

No Big Brother – Desafio Final, Miguel Vicente iniciou a manhã com uma missão para todos: «Salvar o gato» e repetiu diversas vezes a histór...