O primeiro dia do Take 2 do Portugal Fashion no sofá terminou pouco depois das 20 horas com uma apresentação de Susana Bettencourt. Esta quinta-feira, 22 de abril, a criadora portuguesa fez parte da programação da “The Sofa Edition”, que arrancou pelas 17h30 e foi transmitida em live streaming através da PF Digital TV, no site oficial da organização.
Para Susana Bettencourt, a coleção de primavera/verão de 2021 representa uma “troca de paradigmas através da descontextualização de um dos símbolos portugueses”, a tradicional e peculiar casa portuguesa. O que fez foi fundir a este conceito aquilo que mais o define: as emblemáticas malhas artesanais.
Com o croché criou peças cheias de grafismos, dando-lhes volume e texturas diferenciadas. Já as cores primárias estiveram em destaque, para passar a mensagem de que apenas o essencial importa. Azul-céu, amarelo-sol, branco-esperança, vermelho-garra e preto-abismo foram os principais tons usados.
A criadora quer ainda retratar “o sentimento de uma sociedade em tumulto que acaba com os significados trocados”. Nos tempos atípicos que estamos a passar, a casa é o símbolo de proteção que ao mesmo tempo nos prende e desespera. “Hoje o nosso lar encontra-se distorcido, tornou-se no ‘mal o menos’ e na nossa protetora asfixiadora que não passa duma prisão segura”, conta Susana Bettencourt, acrescentando que “o maior luxo é a janela”.
No final do desfile, reforçou em entrevista a Raquel Strada: “A sustentabilidade é um dos pilares da nossa marca desde o início”. O processo de produção recorre ao stock morto dos colaboradores para que este não se torne desperdício. Outro fator importante é a possibilidade de reciclar os fios usados, mas também de usar fios que venham de origens recicladas.
Afinal, como começou Susana Bettencourt?
Susana Bettencourt nasceu na Ilha de São Miguel, nos Açores, e viveu mais de 10 anos em Londres, no Reino Unido. Foi lá que se licenciou em Design de Moda com especialização em Malhas pela Central Saint Martins College of Art and Design. Na mesma cidade concluiu ainda com distinção um mestrado em Moda Digital no London College of Fashion.
Antes de lançar uma marca em nome próprio, trabalhou com criadores como Brooke Robert e as portuguesas Alexandra Moura e Fátima Lopes.
Com a marca Susana Bettencourt ganhou instantaneamente reconhecimento pela criação de malhas esculturais e a utilização de tecidos de luxo de alta tecnologia. A criadora continua a explorar as fronteiras entre a tecnologia e a produção manual de malhas de forma a criar novas texturas e volumes detalhados.
Estreou-se no Portugal Fashion em 2011 e, em 2014, participou na Semana da Moda de Viena, na Áustria, com produção do Portugal Fashion Internacional. Entre os eventos internacionais em que esteve presente, destacam-se ainda a Semana da Moda de Londres, a Semana da Moda de Vancouver, no Canadá, e realizou um desfile na Malásia.
A seguir, carregue na galeria para conhecer a nova coleção da designer.
Portugal Fashion: o croché de Susana Bettencourt em homenagem às casas portuguesas - NiT New in Town
Read More
No comments:
Post a Comment