
Luís Duarte participou pela primeira vez no Festival da Canção em 1973 como intérprete, com o tema Minha Senhora das Dores, de Ary dos Santos e Fernando Tordo. Mais tarde, em 1977, viria a repetir a participação, desta vez com o Quarteto 1111. Quando a Noite Se Faz Certa e Um Amigo Sempre Mão foram outros dois temas que interpretou no festival.
Como orquestrador, Luís Duarte participou também em várias edições do Festival da Canção. Foi o maestro do tema Bem Bom, que as Doce levaram à Eurovisão em Harrogate, Inglaterra. Nesse ano chegou mesmo a dirigir a orquestra do festival, proeza que viria a repetir em 1989 em Lausanne, na Suíça.Em entrevistas recentes, Luís Duarte admitiu que Amar Pelos Dois, de Salvador Sobral, foi uma das "melhores canções" que Portugal levou ao festival da Eurovisão, mas referiu ainda que a vitória devia ter chegado muito antes de 2017. O músico sublinhava que o isolamento de Portugal como país e a falta de conexão com outras sociedades europeias influenciaram os resultados ao longo do tempo.
O seu nome ficou gravado em 13 edições do Festival da Canção e nas músicas de inúmeros artistas portugueses. Luís Duarte era ainda professor de música. Nas redes sociais multiplicam-se as homenagens a um homem que em todo o "seu ser respirava música", como pode ler-se numa das várias mensagens de carinho publicadas na sua página de Facebook.
Morreu o maestro Luís Duarte, nome maior dos festivais da canção e da música portuguesa - Correio da Manhã
Read More
No comments:
Post a Comment