Rechercher dans ce blog

Thursday, September 30, 2021

Artista dinamarquês fugiu com 70 mil euros de museu e chamou-lhe "obra de arte" - Jornal de Notícias

Um museu dinamarquês quer que um artista devolva cerca de 534 mil coroas norueguesas (equivalente a 72 mil euros), que recebeu em notas para serem incorporadas em obras de arte, ​depois de ter exposto telas em branco com o título "Pegue no dinheiro e corra".

Jens Haaning, um artista dinamarquês, tinha feito um acordo com o Museu Kunsten, no norte da Dinamarca, de que usaria as notas para recriar um par de obras de arte de 2007 e 2010, que mostrava a diferença entre o salário anual de um austríaco e de um dinamarquês. No entanto, quando o museu abriu a caixa que Haaning entregou para a instalação, teve uma surpresa: o dinheiro tinha desaparecido, as telas estavam em branco e o título da obra de arte tinha sido alterado.

"Ele provocou a minha equipa curatorial e também me provocou um pouco, mas eu também ri porque era muito humorístico", disse Lasse Andersson, diretor do museu na cidade de Aalborg, em declarações à "BBC", acrescentando, porém, que o dinheiro precisava de ser devolvido. "É o dinheiro do museu e temos um contrato a dizer que o dinheiro será devolvido no dia 16 de janeiro", disse.

Essa não parece ser a intenção de Haaning. Ao jornal local "dr.dk", o artista de 56 anos garantiu que vai ficar com o dinheiro. "A obra de arte é que eu fiquei com o dinheiro deles", afirmou. "Não é roubo. É uma quebra de contrato e a quebra de contrato faz parte do trabalho".

Segundo Hanning, a obra foi concebida em retaliação ao que ele considera uma remuneração irrisória por ser incluído na exposição. "Encorajo outras pessoas que têm condições de trabalho tão miseráveis quanto eu a fazer o mesmo", afirmou.

O artista disse ainda que recriar os seus trabalhos anteriores teria custado 25 mil coroas norueguesas (2470 euros) do seu próprio bolso e que fazê-lo faria perder o sentido dos originais. "Por que deveríamos mostrar um trabalho com 11 anos que é sobre a Dinamarca ou um sobre o relacionamento da Áustria com um banco há 14 anos?", questionou.

O diretor do museu refuta a alegação de Haaning de que o museu não concordou em pagar o seu serviço de forma justa. "Acabámos de assinar um acordo com a associação de artistas dinamarquesa que aumenta o valor que os artistas recebem quando estão em exposição", explicou. "Acho que Jens quebrou o acordo".

De acordo com a "Bloomberg", o Museu Kunsten está a considerar a possibilidade de envolver a polícia no caso se Hanning não devolver o dinheiro até ao final da exposição em janeiro de 2022.

Adblock test (Why?)


Artista dinamarquês fugiu com 70 mil euros de museu e chamou-lhe "obra de arte" - Jornal de Notícias
Read More

No comments:

Post a Comment

Rafael e Miguel tentam descobrir o motivo da história do «gato» ter dado confusão - TVI

No Big Brother – Desafio Final, Miguel Vicente iniciou a manhã com uma missão para todos: «Salvar o gato» e repetiu diversas vezes a histór...