Rechercher dans ce blog

Thursday, November 4, 2021

Web Summit. Cristina Ferreira: "Quando comecei como diretora, tinha homens a dizer para ser mais formal" - Espalha-Factos

Cristina Ferreira esteve presente no último dia da Web Summit enquanto shareholder e Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI. Perante uma sala totalmente cheia, apresentou as regras para se ser bem sucedido. Cristina começou com duas coisas: uma foto do seu batismo e uma bifana.

“Para se ser bem sucedido, temos de ser criativos”, começou, e “conhecer a nossa audiência”, mesmo que sejam um professor, padeiro ou uma apresentadora de televisão. Depois, apontando para a foto do seu batismo que estava projetada no ecrã, Cristina revelou a sua importância para o sucesso.

“Conheçam bem a vossa mãe. Sempre olhei para a minha foto de batismo e me perguntei porque é que a minha mãe tinha escolhido um vestido azul. Ninguém vestia uma menina com um vestido azul há 45 anos. Há uns meses, eu perguntei-lhe. E ela disse que era diferente. E esta é a chave, era diferente. Naquela altura, a minha mãe decidiu que a menina era fora da norma”, explicou, enquanto mostrava as fotos dos seus vestidos quando apresentou os Globos de Ouro, em 2019. “Ela nunca falhou e eu também não”.

Para além disso, Cristina reforçou a importância de não esquecermos do sítio de onde viemos e de ultrapassar as nossas fragilidades. Sobre este último conselho, Cristina deu o exemplo do livro que escreveu – Falar Inglês É Fácil – sobre a sua experiência de aprender inglês em Cambridge. Através do livro, explicou, conseguiu dar a oportunidade a seis adolescentes portugueses de aprender inglês na cidade inglesa.

Lê também: Duas novelas da SIC nomeadas para Melhor Telenovela nos Rose D’Or

“Precisei de começar de novo”

Durante a sua apresentação, Cristina Ferreira abordou os comentários negativos que frequentemente recebe, especialmente desde que saiu da SIC para a TVI. “Quando eu mudei de vida e de trabalho, as pessoas não perceberam porque é que eu mudei. Foi porque eu quis, porque foi a minha escolha, porque precisei de começar de novo”, afirmou. Quando regressou a Queluz como shareholder, Cristina viu-se rodeada de homens que lhe disseram para mudar o modo como falava e se vestia. “Quando comecei como diretora, tinha homens a dizer para ser mais formal, falar de forma diferente e usar fato. Quando és diretora, não tens de parecer uma diretora homem”, disse, aconselhando a “usar a nossa voz”.

“Durante os meus anos em televisão, disseram que a minha voz era muito má, que me ria muito alto, mas nunca a mudei. Não tens de mudar nada em ti – o teu corpo, o cabelo ou a voz – porque o mais importante é o que dizes e como usas a tua voz. Quando eu mudei de empresa e estive seis meses fora da TV, as pessoas mandaram-me mensagens a dizer que sentiam falta da minha voz, da minha voz horrível!”.

Veja também

livros

Por último, Cristina pegou na bifana que tinha junto de si desde o início do discurso. “A última regra é esquecer todas as regras. Eu acredito que posso escrever o meu destino, passo a passo. Mesmo que a minha carreira na televisão acabe e tenha de começar de novo, tudo bem! Vou vender bifanas e serei a melhor vendedora de bifanas. Porque ganhamos sempre, mesmo que percamos”.

Recorda:

Adblock test (Why?)


Web Summit. Cristina Ferreira: "Quando comecei como diretora, tinha homens a dizer para ser mais formal" - Espalha-Factos
Read More

No comments:

Post a Comment

Rafael e Miguel tentam descobrir o motivo da história do «gato» ter dado confusão - TVI

No Big Brother – Desafio Final, Miguel Vicente iniciou a manhã com uma missão para todos: «Salvar o gato» e repetiu diversas vezes a histór...