Rechercher dans ce blog

Saturday, May 6, 2023

Caras | Carlos III é coroado rei com coroa de dois quilos e 444 pedras preciosas - Caras

“God save the king”. Estas palavras históricas foram proclamadas pelo arcebispo de Cantuária enquanto impunha a coroa de Santo Eduardo, ou de Eduardo, o Confessor, na cabeça de Carlos III, e replicadas pelas 2200 pessoas que se reuniram na Abadia de Westminster no dia 6 de maio. E nesse momento trovejou em Londres, como se de um sinal divino se tratasse.

Numa cerimónia com um cunho muito pessoal do próprio rei, foram ainda assim respeitados vários passos substancialmente simbólicos, que remontam à Idade Média. Para os momentos mais importantes do cerimonial, Carlos sentou-se no Trono de Santo Eduardo, que contém a Pedra do Destino, e onde foram coroados todos os reis desde, pelo menos, 1399. Num momento sagrado, para o qual lhe foi retirado o manto com que entrou e colocada a Colobium Sindonis, uma rústica túnica feita em linho que simboliza a humildade do soberano perante Deus, e ocultado da assembleia por um biombo escolhido pelo próprio, o soberano recebeu o poder espiritual: a unção na cabeça, no peito e nas mãos com óleos sagrados pelo arcebispo de Cantuária,

Em seguida foi-lhe colocada a Supertunica, tecida em ouro e feita para a coroação do rei Jorge V, em 1911, e depois de lhe terem sido impostas as joias da coroação – as espadas, o orbe, os cetros, o anel, as esporas e as pulseiras – Carlos recebeu das mãos do seu filho William uma estola dourada, num momento marcante e de claro simbolismo de perpetuidade. Também foi príncipe de Gales que ajudou a colocar-lhe um impressionante manto feito para a coroação do rei Jorge IV, bordado a ouro com as flores que são os símbolos nacionais da Inglaterra, da Escócia e da Irlanda.

Já vestido a preceito, o rei recebeu a coroa de Santo Eduardo, abençoada pelo arcebispo da Cantuária. Esta coroa foi feita de acordo com o modelo medieval, mas foi criada em 1661, para Carlos II. A coroação foi a única ocasião em que Carlos III usou esta joia, que pesa mais de dois quilos e exibe 444 pedras preciosas. A Coroa de Santo Eduardo tem quatro cruzes, quatro flores de lis e dois arcos, símbolos ligados à dimensão espiritual encarnada pelo monarca.

Ao contrário do que acontecia até aqui, em que os membros mais importantes da nobreza do Reino Unido se ajoelhavam perante o rei e lhe juravam lealdade, na coroação de Carlos III apenas o príncipe William o fez, com as mãos postas nas do pai, dando-lhe depois um beijo filial.

Adblock test (Why?)


Caras | Carlos III é coroado rei com coroa de dois quilos e 444 pedras preciosas - Caras
Read More

No comments:

Post a Comment

Rafael e Miguel tentam descobrir o motivo da história do «gato» ter dado confusão - TVI

No Big Brother – Desafio Final, Miguel Vicente iniciou a manhã com uma missão para todos: «Salvar o gato» e repetiu diversas vezes a histór...