Rechercher dans ce blog

Friday, May 5, 2023

Carlos e Camilla vão usar mantos e túnicas bordados a ouro — e de valor incalculável - NiT New in Town

A coroação de Carlos III e Camilla terá lugar já este sábado, 6 de maio, na Abadia de Westminster. Já é um dos eventos mais falados de 2023 e vai ser acompanhado por milhões de pessoas em mundo. Tal como é tradição, os monarcas vão aparecer com roupas e acessórios pertencentes a reis passados.

Carlos III vai usar “vestes” que foram utilizadas “nos serviços de coroação do rei Jorge IV em 1821, do rei Jorge V em 1911, do rei Jorge VI em 1937 e da rainha Isabel II em 1953”, adianta a página oficial dos monarcas, citada pela “CNN Portugal”. O rei e a rainha vão vestir, ao longo da coroação, quatro mantos diferentes, e apenas um, o de Camilla, é novo.

Todas as peças utilizadas têm um enorme significado. Após a unção com os santos óleos, Carlos será embrulhado numa túnica de linho branco, quase como uma camisola, com uma gola lisa e fechada com um único botão. A Colobium Sindonis, assim se chama, pretende representar a batina dos sacerdotes. Foi confecionada pela Ede & Ravenscroft para a coroação do rei Jorge VI, a 12 de maio de 1937.

Um dos grandes destaques dos coordenados será a supertúnica, que se caracteriza pelo tom dourado e mangas compridas. Também é vestida depois da unção. Foi criada em 1911 por Wilkinson and Son, Robe-makers and Tailors, desta vez para a coroação do rei Jorge V. Também já foi usada pelo rei Jorge VI e pela rainha Isabel II.

O manto imperial será a veste mais antiga a ser usada pelo novo rei. É vestido por cima da supertúnica e é feito de tecido de couro, fios de ouro, prata e seda, franjas de ouro e um fecho também neste material em forma de águia. Também conta com uma âmbula onde está o óleo do Crisma. Esta foi fabricada pelo alfaiate John Meyer em 1821. Já foi usado por Jorge IV, Jorge V, Jorge VI e pela Rainha Isabel II.

Outro detalhe importante é o cinto da espada da coroação. Este é feito com tecido de ouro e bordada a fio de ouro com alguns arabescos e volutas. É depois forrado com seda vermelho-escura, com uma fivela de ouro estampada com diversos emblemas nacionais, como as rosas cardos e trevos. Este será depois colocado à volta da supertúnica. O cinto foi previamente utilizado pela avó de Carlos III e vai carregar a espada que deve ser utilizada pelo rei “para a proteção do bem e o castigo do mal”.

Na mão direita, Carlos vai usar a luva do avô que foi fabricada pela Dents e bordada por Edward Stillwell & Company em 1937. “A luva foi conservada pela Dents com o apoio da Worshipful Company of Glovers” e é usada para segurar o cetro do soberano durante a coração. É depois retirada antes do monarca subir à cadeira do trono. Este acessório é feito de couro branco e o “pulso é bordado com fio de metal dourado, arame e lantejoulas com emblemas nacionais, incluindo a rosa Tudor, o cardo, o trevo, as folhas de carvalho e as bolotas”. Na palma da mão está uma coroa ducal bordada em veludo vermelho colocada em cima do brasão da família dos Duques de Newcastle.

As roupas vão mudando ao longo da cerimónia. Quando chegarem, os monarcas vão estar a usar mantos de Estado. O de Carlos foi utilizado pelo rei Jorge VI em 1937. Já o de Camilla pertenceu à rainha Isabel II após a sua coroação em 1953. É feito de veludo carmesim.

Após o momento histórico, os monarcas irão vestir outros mantos. O do rei é feito de veludo de seda púrpura bordado a ouro e foi, novamente, usado por Jorge VI. O da futura rainha é totalmente novo, e foi feito pelos alfaiates da Ede e Ravenscroft. O desenho que ali foi bordado “baseia-se nos temas da natureza e do ambiente, apresentando os emblemas nacionais do Reino Unido, bem como prestando homenagem ao rei”. O manto de Camilla é feito em veludo púrpura, escolhido para combinar com o rei, e foi bordado pela Royal School of Needlework.

Carregue na galeria e veja as diferentes peças que Carlos III e Camilla irão usar.

ver galeria

Adblock test (Why?)


Carlos e Camilla vão usar mantos e túnicas bordados a ouro — e de valor incalculável - NiT New in Town
Read More

No comments:

Post a Comment

Rafael e Miguel tentam descobrir o motivo da história do «gato» ter dado confusão - TVI

No Big Brother – Desafio Final, Miguel Vicente iniciou a manhã com uma missão para todos: «Salvar o gato» e repetiu diversas vezes a histór...