
Depois de perto de 50 anos, o Bota Alta fechou as portas porque a renda do espaço subiu de 1.300 euros para 11.000 euros. O proprietário queixa-se da falta de proteção aos estabelecimentos históricos.
Loading...
Mais uma marca histórica e diferenciadora desaparece do centro de Lisboa por não conseguir aguentar a despesa: o restaurante Bota Alta, no Bairro Alto, encerra ao fim de quase 50 anos porque a renda passou de 1.300 euros para 11.000. O proprietário lamenta a falta de proteção ao património, numa cidade cada vez mais dominada por hotéis e grandes marcadas internacionais.
As portas fecharam a 28 de novembro. A placa com o nome desapareceu, mas por aqui dificilmente se apagam as marcas de um espaço que abriu em 1976 e que deixou ficou na história de Lisboa. António Variações chegou a ser um dos clientes mais assíduos do Bota Alta. O restaurante foi até cenário do filme biográfico do artista português.
Mais de um mês depois do fecho, o dono deu a conhecer a razão que pôs fim a quase meio século de história:
“Caros Clientes e Amigos!
Apenas hoje me dirijo a vós porque ainda me custa a acreditar que o Bota Alta fechou!!
Conseguimos ultrapassar várias crises, nomeadamente o covid-19, época em que continuamos sempre a pagar a renda e foram mantidos todos os funcionários.
A última crise chama-se Bairraltimo na pessoa de Francisco Guimarāes - que aumentou a nossa renda mensal de 1.300 euros para 11.000 euros!
É mesmo verdade 11.000 euros!!!!”
Oficialmente considerado uma Loja com história, o restaurante Bota Alta acaba de entrar para uma longa lista de espaços que fecharam este ano. O dono lamenta que não haja uma lei que regulamente o valor das rendas de espaços comerciais e considera triste a falta de intervenção da câmara.
Ninguém sabe ao certo no que se vai tornar o espaço. Há quem fale num hostel ou num bar. Quanto ao Bota Alta fica a dúvida se não poderá reabrir num outro local.
Restaurante típico Bota Alta fecha portas no centro de Lisboa - SIC Notícias
Read More
No comments:
Post a Comment